Realização:

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR) Universidade Federal de Rondônia

Patrocínio:

Capes

Sobre o Evento

O Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD) da Universidade Federal de Rondônia (UNIR) tem como principal objetivo desenvolver e disseminar conhecimentos de gestão organizacional que fortaleçam a utilização de procedimentos inovadores, bem como formar profissionais com competências e habilidades para desenvolver atividades de ensino, pesquisa e extensão em administração e para gestão de organizações. Foi autorizado pela CAPES em fevereiro de 2006 e recebeu a primeira turma em agosto do mesmo ano. Seu principal foco de atuação é a Região Amazônica, operacionalizada por meio das atividades centradas na sua Área de Concentração (Gestão de Organização) e suas Linhas de Pesquisa (Estratégias e Competências organizacionais e Gestão de Agronegócio e Sustentabilidade).

Embora muito recente, foi o primeiro curso de Pós-Graduação Stricto Sensu na Área de Administração, Contabilidade e Turismo autorizado a funcionar na Região Norte. Nesses 6 (seis) anos de existência formou mais de 70 (setenta) mestre, com uma taxa de sucesso superior à média nacional. O Programa passou pela primeira Avaliação Trienal completa no período 2007-2009, cujo resultado foi divulgado em setembro de 2010, tendo mantido o Conceito 3 (três). O Mestrado tem buscado formas alternativas para aumentar sua competência acadêmica e sua inserção social, bem como incentivar a produção científica de sua comunidade e de docentes e pesquisadores de outros programas e cursos. Entre as ações programadas está a institucionalização de um evento científico da área na região.

A Região Norte e na Amazônia brasileira carece de evento regular da Área de Administração que catalise e dê visibilidade aos trabalhos desenvolvidos sobre a temática regional, tanto de pesquisadores e docentes fixando na região quanto de outros tantos de diversos lugares que têm como preocupação os fenômenos amazônicos. Assim, o I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia, pretende ser um evento anual, caracterizado como um espaço de discussão dos interessados, reunindo pesquisadores, docentes, discentes de pós-graduação, discentes de graduação de administração e áreas afins.

A Região Norte experimenta a implantação de grandes projetos de investimentos, especialmente nos setores de geração de energia e de transporte, o que requer a atenção da comunidade científica em relação às consequências e impactos socioeconômicos e ambientais. Este cenário deverá permanecer nas próximas décadas considerando que o volume de investimento previsto (públicos e privados), equipara-se àqueles que serão utilizados nas regiões sul e sudeste do Brasil. Por isso, o tema escolhido para o I Encontro é “Gestão e Sustentabilidade na Amazônia” que está alinhado tanto com a atuação central do Programa de Mestrado em Administração da UNIR quanto às grandes preocupações das Ciências Sociais Aplicadas do Brasil e do mundo acerca dos fenômenos amazônicos. Assim, essa proposta de tema para debate, na qual discussões sobre gestão dos recursos naturais, estudos sobre a importância de competências organizacionais na Amazônia, inovações como alternativas para sustentabilidade, agronegócio na amazônica, entre outros, são temas interesse da sociedade regional, nacional e global.

Mas, não são apenas o resultado de pesquisas desenvolvidas sobre a temática que será foco do evento. Duas outras preocupações motivam a sua realização. Uma delas é oportunizar o debate e a troca de experiências visando o aprimoramento da gestão e das práticas pedagógicas e das práticas da pesquisa nos cursos de graduação e de pós-graduação em administração. A outra é propiciar oportunidade para participação de discentes envolvidos em atividades de iniciação científica, abrindo espaço para que esses futuros pesquisadores apresentem os resultados de seus trabalhos.

OBJETIVOS

Enquanto ator relevante para a Amazônia Ocidental, o PPGMAD busca, por meio desse projeto, institucionalizar um importante veículo de comunicação científica com a sociedade interessada, o I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia, para promoção de espaço de aproximação e interlocução entre pesquisadores, docentes, discente, profissionais e instituições, bem como divulgar os estudos desenvolvidos no campo da administração, incentivando assim o debate acadêmico.

Ressalta-se que a abertura desse espaço de discussões atende uma demanda reprimida na região, visto que não há outro evento no campo das ciências da administração e demais áreas correlatas, como contabilidade e economia, em nível de pós-graduação stricto sensu. Busca-se, por conseguinte, dar evidência das pesquisas, no âmbito da Administração, que possam contribuir para o desenvolvimento duradouro e sustentável para a Amazônia sul-americana.

Assim, o objetivo principal deste projeto é a realização do I Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia, em Porto Velho, estado de Rondônia, no período de 01 a 03 de agosto de 2012, visando oportunizar o debate e a troca de experiências entre pesquisadores, docentes, discentes de pós-graduação, discentes de graduação de administração e áreas afins.