EnEPA

Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia

Realização:

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR) Universidade Federal de Rondônia

Patrocínio:

Capes

REDE DE RELACIONAMENTO NA CADEIA-REDE DO ALGODÃO AGROECOLOGICO: O CASO DO COMÉRCIO JUSTO DA MARCA VEJA FAIR TRADE

Djan Mosqueira de Amorim
djan_amorim@hotmail.com
Universidade Federal de Rondônia

Carlos André da Silva Muller
carlosandre@unir.br
Universidade Federal de Rondônia

RESUMO

A internacionalização de empresas se refere a uma estratégia que visa um posicionamento no mercado internacional, proporcionando maior visibilidade da empresa a nível global. Como as organizações necessitam de recursos estratégicos para se inserir no mercado internacional, buscou-se responder: "Como estão estabelecidas as redes de relacionamento entre os diferentes atores para orientação das estratégias de internacionalização dos tênis da marca Veja Fair Trade ?" Para a base teórica utilizou-se o dimensionamento do grau de internacionalização de empresas (VERNON, 1972; HYMER, 1976; BUCKLEY; CASSON, 1976; DUNNING, 1988 ANDERSEN; HEMAIS; HILAL, 2004), bem como, as relações entre os agentes e os mecanismos de controle entre os diferentes elos de uma cadeia de produção (HUMPHREY; SCHMITZ, 2000; HUMPHREY, 2004). Para o estudo empírico foi escolhida a abordagem qualitativa exploratória, no qual foram aplicados questionários semi-estruturados e entrevistas abertas, com a utilização do método estudo de caso para investigar um dos atores inserido na cadeia produtiva do algodão agroecológico. Constatou-se que a governança ocorre do tipo rede, ao qual a empresa francesa possui o controle da produção, do cultivo, da colheita e do beneficiamento do algodão nordestino, isso ocorre pelo fato do aumento da concorrência no mercado internacional e das exigências por produtos de alta qualidade por parte dos consumidores. Ademais, o fato de a empresa francesa dispor de recursos financeiros e intelectuais, proporcionou o desenvolvimento de novas tecnologias e novas técnicas de gerenciamento da produção do algodão agroecológico na Associação nordestina, gerando assim, um valor agregado e o fortalecimento da cadeia de valor global.

Palavras-Chave : Estratégia de internacionalização; Governança; Cadeia de Valor Global; Algodão Agroeco

Clique aqui(Download)