EnEPA

Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia

Realização:

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR) Universidade Federal de Rondônia

Patrocínio:

Capes

PRODUÇÃO CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR ENTRE GESTÃO E EAD: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES BRASILEIRAS ENTRE 2006 E 2012

Celio Alves Tibes Junior
celiotibes@gmail.com
Universidade Federal de Rondônia

Osmar Siena
osmar_siena@uol.com.br
Universidade Federal de Rondônia

RESUMO

A pesquisa, exploratória, com predominância do método quantitativo, baseada em análise documental de artigos, teses e dissertações, teve o levantamento em bases de dados brasileiras, por meio de mecanismo informatizado e online de busca que utiliza critérios de relevância científica. Objetivou-se a identificação e análise da produtividade científica brasileira, de natureza interdisciplinar entre gestão e EAD , publicada no Brasil, nos últimos cinco anos (2006 a 2012), quanto às áreas de conhecimento em que se classificam os estudos, recorte cronológico quantitativo, tipo de publicação e veículo de divulgação e frequência de ocorrência dos descritores lógicos que identificam quatro quase sinônimos para os termos gestão e EAD . Quanto aos resultados, foram encontradas 26829 ocorrências gerais para os termos gestão e EAD . A partir disso, procedeu-se à aplicação dos descritores lógicos com os termos e seus quase sinônimos, em relações combinatórias que expressam a interdisciplinaridade proposta, chegando-se ao número de 190 ocorrências que representa mero 0,70% do total de publicações encontradas inicialmente, para os termos gerais. Quanto à análise dos resultados, tem-se que, depois de estabelecida uma amostra de 20%, por critérios sistemáticos, chegou-se a 15 documentos que foram classificados e descritos. Os resultados demonstram o ano de 2009, com 46,66% das ocorrências, em oposição a 2011 e 2006 com apenas 6,66%. Quanto ao veículo de publicação destaca-se revista científica com 46,6%. Em relação à temática, para gestão de EAD obtiveram-se 56,25% e, os temas sistemas de EAD, gerenciamento de EAD, gestão estratégica de EAD, gestão de inovação em EAD e gestão de mídias em EAD , apresentaram, cada um, apenas 6,25%. Finalmente quanto às áreas de conhecimento, verificou-se 60% para Educação , e igualmente Saúde e Engenharia de Produção, com 6,66%. Administração teve apenas 13,33% de frequência. Conclui-se que as pesquisas interdisciplinares sobre gestão e EAD ainda são ínfimas, em nível nacional e inexpressivo o número, na grande área da Administração. Por outro lado, provou-se que a área da Educação tem realizado intensas pesquisas na relação proposta o que indica a necessidade de investimentos, por parte de pesquisadores da Administração, nas relações interdisciplinares de gestão e EAD.

Palavras-Chave: Gestão, EAD, Educação a Distância, produção científica, interdisciplinar

Clique aqui(Download)