EnEPA

Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia

Realização:

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR) Universidade Federal de Rondônia

Patrocínio:

Capes

PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA EM ESTRATÉGIA EMPRESARIAL NO PERÍODO DE 2003 A 2011

Graciela Poitevin Mélega Silva
gracipm@yahoo.com.br
Universidade Federal de Rondônia

Osmar Siena
osmar_siena@uol.com.br
Universidade Federal de Rondônia

RESUMO

A complexidade do mundo atual acirra a competitividade em todo tipo de organização, demandando dos gestores uma contundente postura no que tange à orientação estratégica. Diversos autores já estudaram estratégia empresarial, gerando diferentes formas de abordagem e atuação. Este artigo visa apresentar o panorama da produção acadêmica em estratégia empresarial no período de 2003 a 2011, por meio das análises dos trabalhos constantes na base de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo). A pesquisa utilizou o método misto e descritivo das frequências apuradas dentro dos critérios selecionados, utilizando como apoio o programa Excel. No levantamento, foram analisados sessenta artigos, localizados por meio de busca às palavras-chave estratégia, empresas. A análise considerou a temática, abordagens epistemológica e metodológica e aspectos demográficos da amostra selecionada. Os resultados indicam que a produção acadêmica nesta área tem uma abordagem pouco diversificada no que se refere à epistemologia e metodologia, gerando trabalhos com restritas possibilidades de generalização ou criação de teoria. Também a origem dos trabalhos é concentrada: apenas cinco universidades concentram cerca de 50% da produção científica. Conclui-se com uma discussão sobre as fragilidades da produção e uma indicação dos caminhos para orientação de novas pesquisas.

Palavras-Chave : Estratégia Empresarial. Produção Científica. Metodologia

Clique aqui(Download)