PRODUÇÃO ACADÊMICA BRASILEIRA EM ESTRATÉGIA EMPRESARIAL NO PERÍODO DE 2003 A 2011
Graciela Poitevin Mélega Silva Osmar Siena RESUMO A complexidade do mundo atual acirra a competitividade em todo tipo de organização, demandando dos gestores uma contundente postura no que tange à orientação estratégica. Diversos autores já estudaram estratégia empresarial, gerando diferentes formas de abordagem e atuação. Este artigo visa apresentar o panorama da produção acadêmica em estratégia empresarial no período de 2003 a 2011, por meio das análises dos trabalhos constantes na base de dados Scientific Electronic Library Online (Scielo). A pesquisa utilizou o método misto e descritivo das frequências apuradas dentro dos critérios selecionados, utilizando como apoio o programa Excel. No levantamento, foram analisados sessenta artigos, localizados por meio de busca às palavras-chave estratégia, empresas. A análise considerou a temática, abordagens epistemológica e metodológica e aspectos demográficos da amostra selecionada. Os resultados indicam que a produção acadêmica nesta área tem uma abordagem pouco diversificada no que se refere à epistemologia e metodologia, gerando trabalhos com restritas possibilidades de generalização ou criação de teoria. Também a origem dos trabalhos é concentrada: apenas cinco universidades concentram cerca de 50% da produção científica. Conclui-se com uma discussão sobre as fragilidades da produção e uma indicação dos caminhos para orientação de novas pesquisas. Palavras-Chave : Estratégia Empresarial. Produção Científica. Metodologia |