INFLUÊNCIAS DA MARCA NA COMPRA DO AÇAÍ EM PORTO VELHO
Cristiano Borges Rodrigues Haroldo Cristóvam Teixeira Leite RESUMO Objetivando detectar se a percepção da relação marca com qualidade se reflete na relação entre marca e compra na cadeia do açaí de Porto Velho, busca-se (a) verificar a percepção da relação entre marca e qualidade; e (b) detectar se o uso de uma marca influencia a relação compra do produto açaí em Porto Velho por meio de estudo descritivo e qualitativo com questionário de perguntas abertas aplicado em representantes da cadeia do açaí em Porto Velho para a análise de conteúdo. Considerando as variáveis (a) a relação marca e qualidade e (b) influência da marca na percepção de qualidade do produto descobriu-se um forte tendência à percepção da relação marca com qualidade na cadeia, excetuando nos consumidores, com média correlação. Quanto ao uso de uma marca influenciando a compra do produto açaí, a percepção de valor e o rela valor dado às marcas se detectou uma tendência grande na cadeia. Apesar desta pesquisa não constatar este efeito das marcas nas gôndolas ou mesmo no caixa das organizações da cadeia no município de Porto Velho. Palavras-Chave : Gestão de marca; Qualidade; Estímulo de compra |