IMPACTO DA LOGÍSTICA DO CLIENTE NOS RESULTADOS GLOBAIS DE UMA TRANSPORTADORA DE OURO PRETO DO OESTE
Kelia Mota Cardoso Cicero Aparecido de Alencar RESUMO O estudo analisa a movimentação de cargas na logística de abastecimento de combustíveis de uma transportadora de Ouro Preto do Oeste - RO tendo como objetivos específicos: Descrever os procedimentos utilizados durante o carregamento, transporte e descarga de combustíveis; Identificar as rotinas da cadeia de abastecimento e suas influencias e diagnosticar a evolução dos custos no processo de transporte. A pesquisa optou pelo método qualitativo de caráter exploratório descritivo. A coleta dos dados foi através de observações em relatórios escritos e análise documentais. Novaes (2001), a logística é o processo de planejar, implementar e controlar de maneira eficiente o fluxo de armazenagem de produtos, bem como os serviços e informações associados, cobrindo desde o ponto de origem até o ponto de consumo. A sintonia entre estas organizações são determinantes para a eficiência dos processos de distribuição dos produtos e seus componentes. A pesquisa possibilitou identificar o impacto nos resultados da transportadora provocados pelos procedimentos de transporte e praticas adotadas pelo Polo de uma distribuidora em Porto Velho - RO. Os estudos demonstraram que as projeções de custos e receitas na operação de descargas em situação normal e quando ocorrem atrasos na movimentação das cargas representam perdas significativas de receitas da empresa. Conclui-se que a empresa se obriga a prestação de serviços com custos adicionais, decorrente da ineficiência do polo de Porto Velho - RO, cujo recebimento de cargas, não é praticado dentro de rotinas pré-estabelecidas possibilitando variações nos custos logísticos entre as cargas de mesmo volume em iguais condições. Palavras-Chave: Logística, Transporte e Distribuição |