GESTÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR
Tulio Andrade Carneiro Angela de Castro Correia Gomes George Queiroga Estrela RESUMO O presente artigo apresenta um aprofundamento da gestão econômico-financeira própria das organizações escolares, especialmente as públicas brasileiras, suas nuances e conformidades pertinentes, envolvendo o orçamento, o processo operacional e a formação dos custos. Tem como objetivo tecer uma análise do material apresentado por alguns estudiosos do assunto, em especial de Denise Carreira e José Marcelino Rezende Pinto, quando tratam do custo-aluno qualidade e contribuir com o setor organizativo escolar, focando o objetivo de formar os alunos nos níveis educacionais estabelecidos. Para tanto, propõe, com exemplo, forma de cálculo do custo aluno formado e que pode servir de base para gestores escolares que queiram acompanhar e controlar o orçamento de "sua" escola e o gasto final com o aluno. A conclusão acerca do tema parte do pressuposto de que a eficiência produtiva máxima da organização escolar é obtida na medida em que há uma aproximação ou igualdade numérica entre a quantidade de alunos que ingressa da que egressa, após conclusão do nível de escolaridade e que o produto da escola é o serviço de formar pessoas. Os cálculos e pressupostos são oriundos de reflexões, análises e conclusões sobre o tema, construídas pelos autores deste trabalho, tendo como suporte estudos realizados em seus respectivos doutorados. Palavras-Chave: Organização escolar. Custo aluno. Formação dos custos escolares. Gestão orçamentária escolar. Produto escolar |