GESTÃO DO COMPOSTO MERCADOLÓGICO EM FRANQUIAS DE VESTÚÁRIO: ESTUDO DE CASO NA CIDADE DE PORTO VELHO - RO
Marcos Cesar Santos Dércio Bernardes de Souza Ivonte Andrade RESUMO Pretende neste estudo, através de uma pesquisa exploratória descrever o composto mercadológico numa franquia de vestuário: a Ellus na cidade de Porto Velho - RO. As franquias, por serem em sua maioria lojas de venda exclusiva da franqueada e, portanto, por carregarem o nome como marca e referência para o consumidor tem função estratégica de grande importância para a sustentação da imagem da franqueada, o reconhecimento por parte dos consumidores e as possibilidades de expansão da marca por regiões do país ainda pouco exploradas. O m arketing mix trabalha os quatro (04 Ps) preço, produto, praça(distribuição) e promoção buscando a satisfação dos clientes e como agir diante da concorrência. Como resultados, percebe-se que a franquia Ellus utiliza, de forma eficiente, o composto de marketing da seguinte forma: os clientes são parte fundamental quando se refere a preços, a empresa oferece uma maior variedade de produtos para atender ao seu público-alvo, possui invariavelmente localização geográfica privilegiada que, juntamente com a promoção e propaganda, auxilia a organização na conquista de uma maior competitividade no setor de varejo de vestuário. A análise aponta que a franquia tem trabalhado bem seu marketing mix , embora existam alguns pontos a serem melhorados. As principais vantagens competitivas das franquias, frente ás empresas independentes, é o planejamento e a assessoria prestada pelo franqueador aliados ao preparo da equipe de produção. Palavras-Chave : Marketing Mix; Franquias; Ellus |