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Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia

Realização:

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR) Universidade Federal de Rondônia

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GESTÃO DEMOCRÁTICA DE RECURSOS PÚBLICOS: A PARTICIPAÇÃO SOCIAL VISTA COMO ESTRATÉGIA PARA A CONDUÇÃO TRANSPARENTE E EFICIENTE DA APLICAÇÃO DE RECURSOS FINANCEIROS DA EDUCAÇÃO - UM ESTUDO NO MUNICIPIO DE GUAJARÁ-MIRIM/RO

Angela de Castro Correia Gomes
angelacastroc@unir.br
Universidade Federal de Rondônia

Túlio Andrade Carneiro
tulioac@hotmail.com
Universidade Federal de Rondônia

George Queiroga Estrela
georgestrela@unir.br
Universidade Federal de Rondônia

RESUMO

Este texto tem como tema o modelo de gestão democrática e busca evidenciar a percepção dos gestores, diretores de escolas, representantes de APPs e do conselho do FUNDEB da educação municipal de Guajará-Mirim, RO, sobre a implantação da gestão democrática participativa pela Secretaria Municipal de Educação, pois entendemos que a participação é um processo que educa e tal prática pode ser considerada uma estratégia para tornar as decisões e as ações relacionadas à aplicação de recursos financeiros mais transparentes e condizentes com as aspirações sociais, portanto, mais eficientes. A condução das questões visou identificar o quanto os entrevistados estão abertos à implantação de uma gestão democrática participativa, qual a percepção sobre o assunto e quais suas práticas cotidianas. Utilizou-se a pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, e o instrumento de coleta de dados foi o questionário, com questões semi-estruturadas, por meio do uso do gravador. Os resultados evidenciaram que todos os que participaram da amostra mostraram-se receptivos a uma gestão mais democrática dos recursos financeiros e consideraram a participação social como importante para a transparência da Administração Pública e para melhorar a qualidade da educação municipal. Conclui-se, entretanto, que suas práticas sinalizaram para certo distanciamento quanto à alocução teórica, indicando ser mais conveniente que a implantação de processos mais participativos ocorra aos poucos, de modo que a cultura da participação se fortaleça e se torne um processo natural no contexto da educação municipal.

Palavras-Chave : Educação pública municipal. Gestão democrática participativa. Estratégia. Aplicação de recursos financeiros

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