ENSINO EM ADMINISTRAÇÃO: A PROPOSTA DO INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE RONDÔNIA PARA A FORMAÇÃO DO ADMINISTRADOR
Julinês Bega Peixe Ronie Peterson Silvestre RESUMO Este trabalho discute as transformações ocorridas na sociedade do século XXI e as exigências que a mesma incide sobre o processo de ensino-aprendizagem de Administração. Para tanto esta pesquisa está contextualizada sob o paradigma da transdisciplinariedade e fundamentada na premissa de que os cursos de Administração devem estar adequados às necessidades locais, ou seja, os mesmos devem fugir da padronização existente e priorizar a formação integral do acadêmico através dos valores culturais e sócio-econômicos próprios. Assim, estabeleceu-se por meio de estudo de caso uma pesquisa de caráter qualitativo e descritivo realizada em uma instituição de ensino superior situada no interior do Estado de Rondônia com o objetivo de esclarecer a problemática: como formar Administradores preparados para a complexidade da sociedade e transformadores de sua realidade? Logo, conclui-se que a resposta para tal encontra-se em uma grade curricular que preza por valorizar o conhecimento já detido pelo aluno, que integra professores e alunos e que visa por formar empreendedores capazes de perceber oportunidades de negócio para produtos e serviços inovadores a partir de recursos disponíveis. Palavras-Chave : Ensino em administração; Transdisciplinariedade; Vocação regional |