ANÁLISE DAS CINCO DISCIPLINAS EM ORGANIZAÇÕES ADESAS E NÃO ADESAS AO GESPÚBLICA: UM ESTUDO COMPARATIVO EM DUAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS NO ESTADO DE RONDÔNIA
Otacílio Moreira de Carvalho Erasmo Moreira de Carvalho Kállya Rosângela Jansen de Araújo Silva Bruno Moreira de Carvalho RESUMO Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma comparação entre duas organizações públicas do Estado de Rondônia, sendo uma organização adesa e outra organização não adesa ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - Gespública, tendo como base e suporte teórico e analítico das cinco disciplinas das "Organizações que Aprendem" de Peter Senge. O foco da pesquisa foi evidenciar ou não se a organização adesa ao Gespública está mais próxima da abordagem de Senge acerca das cinco disciplinas: d omínio pessoal; modelos mentais; visão compartilhada; aprendizagem em equipe; pensamento sistêmico. De acordo com Senge, as organizações que aplicam as cinco disciplinas alcançam desempenhos superiores, garantindo eficiência, eficácia e efetividade em seus resultados, e, no caso das organizações públicas, respostas imediatas e resultados diretos aos cidadãos. A pesquisa identificou evidências de que a organização pública adesa ao Gespública está mais próxima da prática das cinco disciplinas em relação à organização não adesa, com significativas mudanças comportamentais a partir da adesão ao programa. Palavras-Chave : Cinco Disciplinas; Aprendizagem Organizacional; Gespública; Desburocratização; Administração Pública |