EnEPA

Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia

Realização:

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR) Universidade Federal de Rondônia

Patrocínio:

Capes

ANÁLISE DAS CINCO DISCIPLINAS EM ORGANIZAÇÕES ADESAS E NÃO ADESAS AO GESPÚBLICA: UM ESTUDO COMPARATIVO EM DUAS ORGANIZAÇÕES PÚBLICAS NO ESTADO DE RONDÔNIA

Otacílio Moreira de Carvalho
Universidade Federal de Rondônia
depagrocacoal@hotmail.com

Erasmo Moreira de Carvalho
Universidade Federal de Rondônia
macarva@usp.br

Kállya Rosângela Jansen de Araújo Silva
Faculdade Porto Velho
depagrocacoal@hotmail.com

Bruno Moreira de Carvalho
Universidade Federal de Rondônia
brunopvhcarvalho@gmail.com

RESUMO

Esta pesquisa teve como objetivo realizar uma comparação entre duas organizações públicas do Estado de Rondônia, sendo uma organização adesa e outra organização não adesa ao Programa Nacional de Gestão Pública e Desburocratização - Gespública, tendo como base e suporte teórico e analítico das cinco disciplinas das "Organizações que Aprendem" de Peter Senge. O foco da pesquisa foi evidenciar ou não se a organização adesa ao Gespública está mais próxima da abordagem de Senge acerca das cinco disciplinas: d omínio pessoal; modelos mentais; visão compartilhada; aprendizagem em equipe; pensamento sistêmico. De acordo com Senge, as organizações que aplicam as cinco disciplinas alcançam desempenhos superiores, garantindo eficiência, eficácia e efetividade em seus resultados, e, no caso das organizações públicas, respostas imediatas e resultados diretos aos cidadãos. A pesquisa identificou evidências de que a organização pública adesa ao Gespública está mais próxima da prática das cinco disciplinas em relação à organização não adesa, com significativas mudanças comportamentais a partir da adesão ao programa.

Palavras-Chave : Cinco Disciplinas; Aprendizagem Organizacional; Gespública; Desburocratização; Administração Pública

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