II EnEPA

II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia

Realização:

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR) Universidade Federal de Rondônia Capes

UM ESTUDO SOBRE OS VALORES E ATRIBUTOS DA GERAÇÃO Y

Wander Pereira de Souza
wander@unir.br
Universidade Federal de Rondônia

Paula Ribeiro Ravâni
p.ravani@hotmail.com
Universidade Federal de Rondônia

RESUMO

Com o aumento da globalização, torna-se imprescindível para as empresas atrair e reter os melhores talentos, porém pouco se sabe sobre os aspectos que os profissionais da Geração Y levam em conta na hora de escolher um emprego. Esta pesquisa procurou entender os valores e os atributos que atraem a Geração Y na escolha do emprego, baseada nos estudos de Schwartz (1992) e Berthon Ewing e Hah (2005). O objetivo geral desta pesquisa é analisar, a partir de uma amostra de estudantes de graduação na área de Ciências Sociais Aplicadas, os valores destes jovens profissionais e identificar os atributos de trabalho que os representantes desta geração mais valorizam, a partir dos seguintes objetivos específicos: levantar o perfil demográfico dos representantes da Geração Y (1); identificar os valores mais característicos da Geração Y (2); identificar os atributos de trabalho desejado por estes Jovens entrevistados (3). Trata-se de um estudo quantitativo, de natureza descritiva, realizado por levantamento (survey). Os dados foram coletados por meio de questionário, com auxílio do software Excel e SPSS 20.0 para tabulação. Sendo assim, a rotina de trabalho, a interação pessoal e a responsabilidade social são atributos valorizados por esta geração e autossuficiência, hedonismo, realização, segurança, conformidade, benevolência e universalismo são valores considerados pelos jovens da Geração Y. Deste modo as empresas necessitam aprender a melhor forma de adiciona-los para assim serem valorizados e atraentes para esta Geração.

Palavras-Chave :Gestão de pessoas. Atributos, Geração Y. Jovens. Valores.

Clique aqui(Download)