II EnEPA

II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia

Realização:

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR) Universidade Federal de Rondônia Capes

REDE DE COLABORAÇÃO COMO INCREMENTO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA

AndréLuiz de SouzaFreitas
andre.freitas@unir.br
Universidade Federal de Rondônia - UNIR

Valmir Batista Prestes de Souza
valmir@unir.br
Universidade Federal de Rondônia

Mariluce Paes de Souza
mariluce@unir.br
Universidade Federal de Rondônia

Rosália Maria Passos da Silva
rosaliapassos@unir.br
Universidade Federal de Rondônia

RESUMO

A pesquisa analisou as produções cientificas registradas na plataforma Currículo Lattes dos docentes da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR entre janeiro de 2008 a maio de 2015. Os dados foram extraídos da plataforma utilizando a ferramenta spcritLattes que possibilitou organizar os grafos da rede de colaboração dos docentes, no qual obteve-se que 77,8% de toda a produção científica da instituição foi construída pela rede de colaboração formada por 51,7% dos docentes da UNIR. Sendo que os demais, 48,3% dos docentes, produziram individualmente ou com pesquisadores externos à Universidade e os resultados desses correspondem a 22,2% da produção científica. Tais dados corroboram com a teoria de rede de colaboração, visto que, quanto maior a interação entre atores da rede, maior a troca de informação, contribuindo no incremento da produção científica e, consequentemente, sendo fator de sucesso à produção científica. Há diferenças entre estes e os que realizam pesquisas isoladamente e não colaboram com outros atores do seu meio, os quais podem até construir trabalhos, mas a dinâmica de trabalho solitário faz com que seu conhecimento não seja compartilhado com outros pesquisadores, ou seja, tal ator não influencia na construção de trabalhos científicos na área de conhecimento na qual atua.

Palavras-Chave: ScriptLattes. Rede de Colaboração. Universidade. Plataforma Lattes.

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