II EnEPA

II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia

Realização:

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR) Universidade Federal de Rondônia Capes

MARKETING DIGITAL: Divulgação de produtos e serviços na internet

Ademar Silva Scheidt Jr
prof.ademar@unir.br)
Universidade Federal de Rondônia

Mônica Gomes Monteiro Feitosa
prof.ademar@unir.br
Universidade Federal de Rondônia

RESUMO

O presente trabalho sob o título Marketing Digital: Importância para as empresas, analisou o uso da comunicação digital dentro de uma empresa e as ferramentas da Internet utilizadas para desenvolver estratégias voltadas para o mundo em constante globalização e avanços tecnológicos, que cada vez mais, são eficazes para o desenvolvimento de competitividade a fim de atingir o máximo de pessoas possíveis. A pesquisa quanto aos fins é do tipo descritivo, pois irá descrever as estratégias de marketing que são utilizadas em um planejamento estratégico. Para tal, foi realizada uma revisão da literatura bibliográfica abordando temas relacionados ao comércio eletrônico e ao comportamento do consumidor. Como instrumento para coleta de dados foram realizadas entrevistas para o estudo de caso através de questionário aplicado em pesquisa de campo. O trabalho consiste em demonstrar como as mídias de marketing digital podem ser utilizadas como canais de comunicação interativo entre empresas e consumidores, a fim de gerar uma relação mais direta e transparente entre ambos, divulgar produtos, serviços e a própria empresa. A princípio, objetivou identificar o grau de importância da divulgação dos produtos e serviços na internet e observar se há resultados positivos nas vendas de uma empresa após a utilização desses recursos midiáticos. Tendo como objetivos específicos evidenciar o antes e depois das divulgações de produtos, pela empresa, objeto de pesquisa, e serviços na internet. E finalmente apresenta os resultados da pesquisa de campo, tendo ficado comprovado a influência positiva do marketing digital na comercial Obadias Ltda. Constatou-se que a rotatividade dos produtos divulgados é maior, porque através da mídia as notícias chegam em segundos ao consumidor.

Palavra-chaves: Marketing Digital. Comportamento do Consumidor. Vendas. Produtos.

Clique aqui(Download)