II EnEPA

II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia

Realização:

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR) Universidade Federal de Rondônia Capes

INOVAÇÃO SOCIAL COM FOCO NO RECEPTIVO E HOSPITALIDADE EM TURISMO RONDONIENSE

Sâmina Manthey Benevides
samia.laise18@gmail.com
Universidade Federal de Rondônia

Flávio de São Pedro Filho
pedro.filho@ubi.pt
Universidade Federal de Rondônia

Maria José Aguilar Madeira Silva
msilva@ubi.pt
Universidade Federal de Rondônia

RESUMO

Este trabalho envolve abordagem sobre estratégias de inovação social com foco no receptivo e hospitalidade em turismo em Rondônia. O objetivo geral é estudar as principais estratégias para a qualificação do turismo e os específicos são apontar os elementos estratégicos para qualificar o receptivo e a hospitalidade no cenário (1), analisar a perspectiva da aplicação dos elementos estratégicos à realidade (2) e indicar os elementos de inovação social em suporte à estratégia de qualificação para o receptivo e a hospitalidade em turismo (3). Tem como suporte a Teoria do Comportamento Planejado e os conceitos de receptivo, hospitalidade, criatividade e inovação. Adota-se o Método Estudo de Caso de natureza quali-quantitativa; os procedimentos metodológicos envolvem a realização de oficina com stakeholders do trade turístico rondoniense; ali ocorreu coleta de dados como aplicação de formulário tratadas mediante a Escala Likert, observação participante e análise de documentos permitindo crítica sobre a relação causal; aplica-se a Matriz SWOT na produção do relatório da pesquisa. Como resultado, constata-se o reconhecimento dos potenciais turísticos no cenário e a necessidade de planejamento estratégico dos atributos; indica-se os elementos de inovação social essenciais na concretização de estratégias qualificadoras no receptivo e na hospitalidade; as parcerias entre o setor público-privado, terceiro setor e a sociedade se revelam como argumentos para uma intervenção válida. Este estudo interessa ao setor público e privado, à pesquisadores e à comunidade. Poderá contribuir com indicativos de planejamento e gestão necessários ao desenvolvimento do turismo receptivo em Rondônia e caracterizar as estratégias para a inovação social.

Palavras-Chave : Turismo. Receptivo. Hospitalidade. Rondônia. Inovação Social.

Clique aqui(Download)