II EnEPA

II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia

Realização:

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR) Universidade Federal de Rondônia Capes

ESTRUTURALISMO ORGANIZACIONAL: Desenho totêmico da identidade corporativa das maiores empresas brasileiras

Joildo Pereira Nascimento
joildon@hotmail.com
Universidade Federal de Rondônia

RESUMO

Este artigo expõe o resultado da análise da identidade corporativa das maiores empresas do Brasil. A pesquisa foi norteada pela teoria estruturalista conforme a perspectiva de Lévi-Strauss. A metodologia utilizada consiste no estudo do texto declarado na missão, na visão e nos valores das maiores empresas brasileiras, classificadas pelo critério de receita líquida, conforme ranking divulgado pelo anuário valor econômico no mês de agosto de 2015. Durante a leitura dos textos, foram categorizadas as palavras e expressões mais utilizadas pelas 100 empresas localizadas no topo do ranking. Na parte conclusiva contém o desenho de um totem com o propósito de representar a estrutura que prevalece na identidade corporativa das maiores empresas brasileiras. Concluiu-se que as grandes empresas brasileiras têm a mesma visão: o desejo de crescer e de serem reconhecidas nacionalmente e/ou mundialmente, mas os valores cultuados e declarados por essas empresas ainda aparentam ser insuficientes para dar suporte à grandiosidade da visão.

Palavras-Chave: Estruturalismo – Empresas – Identidade Corporativa – Totem.

Clique aqui(Download)