ESTRUTURALISMO ORGANIZACIONAL: Desenho totêmico da identidade corporativa das maiores empresas brasileiras
Joildo Pereira Nascimento RESUMO Este artigo expõe o resultado da análise da identidade corporativa das maiores empresas do Brasil. A pesquisa foi norteada pela teoria estruturalista conforme a perspectiva de Lévi-Strauss. A metodologia utilizada consiste no estudo do texto declarado na missão, na visão e nos valores das maiores empresas brasileiras, classificadas pelo critério de receita líquida, conforme ranking divulgado pelo anuário valor econômico no mês de agosto de 2015. Durante a leitura dos textos, foram categorizadas as palavras e expressões mais utilizadas pelas 100 empresas localizadas no topo do ranking. Na parte conclusiva contém o desenho de um totem com o propósito de representar a estrutura que prevalece na identidade corporativa das maiores empresas brasileiras. Concluiu-se que as grandes empresas brasileiras têm a mesma visão: o desejo de crescer e de serem reconhecidas nacionalmente e/ou mundialmente, mas os valores cultuados e declarados por essas empresas ainda aparentam ser insuficientes para dar suporte à grandiosidade da visão. Palavras-Chave: Estruturalismo – Empresas – Identidade Corporativa – Totem. |