II EnEPA

II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia

Realização:

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR) Universidade Federal de Rondônia Capes

ESCOLAS DE ESTRATÉGIA E PENSAMENTO ESTRATÉGICO: Análise da adesão aos pressupostos disseminadas nas universidades

Joildo Pereira Nascimento
joildon@hotmail.com
Universidade Federal de Rondônia

RESUMO

Este artigo expõe os resultados do estudo sobre a adesão de mestres e mestrandos dos cursos de mestrado em administração oferecidos pela Universidade Federal de Rondônia – UNIR, aos pressupostos das dez escolas de estratégia disseminadas no ensino acadêmico. A pesquisa foi norteada pelo paradigma pós-positivista e ancorada na teoria estruturalista. Foi adotado o método quantitativo de levantamento (survey) com aplicação de questionário contendo 5 quesitos nominais e 30 quesitos de escala likert. Os resultados foram analisados com a utilização da técnica ranking médio e com o suporte do sistema SPSS (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados alcançados revelaram que os participantes estão inclinados a aderir a oito pressupostos de seis escolas diferentes. Concluiu-se que a diversidade e a fragmentação da literatura e do ensino de administração, constroem barreiras e armadilhas no pensamento estratégico, restando aos professores, alunos e gestores das organizações a alternativa de aprimorar seus conhecimentos e habilidades para transitar na diversidade conceitual.

Palavras-Chave : Escolas de Estratégia. Pensamento Estratégico. Adesão. Pressupostos.

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