II EnEPA

II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia

Realização:

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR) Universidade Federal de Rondônia Capes

INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS: ESTUDO DE CASO FOCALIZANDO EMPREENDIMENTOS NO RAMO DO COMÉRCIO FARMACÊUTICO

Noemy Witt Ferreira
Universidade Federal de Rondônia
noemywitt@yahoo.com.br

Flávio de São Pedro Filho
Universidade Federal de Rondônia
flavi1954@gmail.com

RESUMO

A inovação, a tecnologia e o conhecimento formam a trilogia de impacto em apoio aos desafios advindos da incerteza, ou o motor essencial para o sucesso dos negócios. Apanhado apriorístico indica que alguns ramos de atividade situam-se entre a pressão da mudança e o crivo de suas próprias limitações, como a rigidez de mercado, padronização de serviços ofertados, impossibilidade de variações no custeio, e inexperiência para enfrentar os desafios. A evidência ensejou indagar a forma de gerenciamento neste ambiente sob constante inovação, e questionar as garantias pela sua competitividade. Na tentativa de uma resposta no campo da Ciência da Administração, com base na Teoria da Contingência, foi efetuada uma pesquisa de natureza qualitativa, com abordagem fenomenológica e descritiva, utilizando o Método do Estudo de Caso e os procedimentos usuais a este, envolvendo o grupo de foco composto pelos gestores e seus colaboradores no ramo comercial farmacêutico em uma municipalidade rondoniense. O resultado indica que estes empreendimentos vêm sendo gerenciados pelo seu fundador de forma empírica, experimentando agilidades que são aportadas nesta tarefa. O sucesso decorre das oportunidades predominantes na restrita competitividade graças à experiência de cada um. Entretanto, estas características empreendedoras não se revelam suficientes e muito menos deveriam eles se basear exclusivamente no passado para enfrentar estrategicamente os desafios futuros, o que impõe as recomendações de ajustes estruturais como os apontados nesta tarefa, originados dos conceitos de inovação, mediados por conhecimento e tecnologia de gestão. A expectativa deste estudo é melhorar o conceito dos interessados pela criatividade nos negócios.

PALAVRAS-CHAVE : Administração. Gestão. Inovação. Conhecimento. Tecnologia

Clique aqui(Download)