II EnEPA

II Encontro de Ensino e Pesquisa em Administração da Amazônia

Realização:

Programa de Pós-Graduação Mestrado em Administração (PPGMAD/UNIR) Universidade Federal de Rondônia Capes

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO DISCIPLINA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Maira Miranda Ciorlin
maira.ciorlin@unir.br
Universidade Federal de Rondônia

Mariluce Paes de Souza
mariluce@unir.br
Universidade Federal de Rondônia

Gabriela Fonteles Maio
gabriela.fonteles@unir.br
Universidade Federal de Rondônia

Edson Carlos Fróes de Araújo
edson.froes@unir.br
Universidade Federal de Rondônia

RESUMO

A legislação vigente reforça os níveis e modalidades da educação formal em que a temática ambiental deve estar presente, embora a Lei seja clara quanto à sua obrigatoriedade desde a educação básica à educação superior, observando que atualmente a dimensão ambiental deve constar dos currículos de formação de professores, em todos os níveis, em todas as disciplinas, e ainda, no desenvolvimento de estudos, pesquisas e experimentações visando à incorporação da dimensão ambiental, de forma interdisciplinar, nas modalidades de ensino. Na legislação constam diretrizes para que na educação infantil e ensino fundamental seja enfatizada a sensibilização com a interação, cuidado e respeito das crianças para com a natureza; no ensino fundamental, desenvolver o raciocínio crítico, prospectivo e interpretativo das questões socioambientais e a cidadania ambiental; no ensino médio e na educação de jovens e adultos, o pensamento crítico, contextualizado e político, e a cidadania ambiental. A educação formal continua sendo um espaço importante para o desenvolvimento de valores e atitudes comprometidas com a sustentabilidade ecológica e social. No entanto, a Educação Ambiental no Brasil ainda não é uma disciplina de fato, sendo considerada como um tema transversal, talvez por isso, não seja tratada com a devida importância. O objetivo desse trabalho é demonstrar que a falta da disciplina “Educação Ambiental” na grade curricular prejudica a compreensão e conscientização da sociedade perante as questões ambientais.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Parâmetros Nacionais Curriculares. Ensino Fundamental.

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